The Hifis And Magic Lanterns - Snakes And Hifis / Lit Up With (2 LPs, 1967)
Género: Pop/Rock.
Excelente compilação de pop/rock e beat, que reúne dois álbuns de 1967, de duas bandas inglesas, The Hifis e Magic Lanterns.
- The Hifis – Snakes And Hifis (LP Star-Club Records – 158 035 STY, Jun 1967).
- Magic Lanterns – Lit Up With The Magic Lanterns (LP CBS – 62935, 1967).
The Hifis foi um dos melhores exemplos da “febre” das bandas “beat”. Apresenta-nos um álbum pop psicadélico “Snakes and Hifis” que foi lançado na Alemanha em meados de 1967, por este grupo britânico que nessa altura se encontrava a actuar naquele país.
The Hifis foi uma banda de Londres, formada ainda nos finais dos anos 50, que tentou por dois anos sair do circuito dos clubes, alcançar outros horizontes e iniciar a gravação de discos.
Sem grandes espectativas no Reino Unido, onde gravou poucos singles sem grande sucesso, resolveram dirigir-se para outras paragens mais lucrativas, ou seja, Hamburgo/Alemanha, onde as bandas inglesas ainda eram tratadas de modo especial. Na Alemanha conseguiram gravar o LP que aqui apresentamos.
A sua formação era constituída por:
Baixo - Gary Unwin
Bateria - Mel Wright
Guitarra ritmo e voz - Mike Douglas
Teclados e voz - Brian Bennett
Guitarra solo, voz e composições de: Malcolm Lenny
“The Magic Lanterns” foi um grupo de pop/rock inglês, formado em Warrington, Lancashire, em actividade entre 1962 e 1971. Em 1962, no seu início, a banda tinha sido formada com o nome The Sabres, tocando localmente em Manchester, tendo mudado o seu nome alguns anos mais tarde. Eles assinaram contrato com a CBS Records depois de editarem o single, "Excuse Me Baby", que alcançou por pouco tempo as tabelas de sucessos no UK, em 1966. Ainda gravaram mais alguns singles e posteriormente, em 1967, lançaram o álbum, “Lit Up”, produzido por Mike Collier. Mais tarde, em 1968, a banda mudou de editora para a Atlantic Records, o que lhes permitiu lançarem o seu primeiro êxito nos Estados Unidos, "Shame, Shame", que atingiu o número 29 na Billboard Hot 100 chart.
A banda separou-se em 1971.
Inicialmente, a banda era formada por:
Jimmy “Jambo” Bilsbury/Pilsbury – vocalista e guitarra,
Peter ("Coco") Shoesmith – guitarra solo,
Ian James Moncur – guitarra baixo,
Allan John Wilson – bateria.
Álbum gentilmente cedido pelo nosso amigo Nicky Huston, a quem agradecemos.