Yardbirds – Five Live Yardbirds (LP Columbia – 33SX 1677, 1964)
Produtor – Giorgio Gomelsky
Género: Rock, Blues Rock
“Five Live Yardbirds” foi considerado o primeiro e essencial álbum ao vivo do rock britânico, da década de 60. Como álbum ao vivo, em termos de desempenho, captação e qualidade de gravação de som, ele também foi o mais bem gravado da primeira metade da década. O LP foi registado num espectáculo no Marquee Club, em 1964.
Five Live Yardbirds foi um álbum muito popular, especialmente porque a fama de Eric Clapton se começou a espalhar depois que ele ter deixado a banda.
No álbum destacam-se os excelentes solos de Clapton e faixas como, "Smokestack Lightining", "Pretty Girl" ou "I'm a Man".
Yardbirds é uma banda de rock inglesa que surgiu em 1963, em Londres/UK. Originalmente chamada de Metropolitan Blues Quartet, foi formada nos subúrbios de Londres, fora da Kingston Art School, primeiramente atuando como uma banda de apoio a Cyril Davies.
Naquele ano (1963), o empresário Giorgio Gomelsky assumiu o grupo como produtor e gestor e, sob a sua orientação, a banda assinou um contrato com EMI Columbia com o nome de The Yardbirds. Em fevereiro de 1964, gravam o primeiro álbum ao vivo, denominado “Five Live Yarbirds”, no lendário Marquee Club, em Londres. Depois o grupo convidou a lenda do blues, Sonny Boy Williamson II e fizeram uma digressão por Inglaterra e Alemanha.
A banda ficou especialmente conhecida por integrar em vários momentos da sua carreira, três dos guitarristas britânicos mais influentes da época, Eric Clapton, Jeff Beck e Jimmy Page.
Os Yardbirds foi considerada uma das bandas da denominada Invasão Britânica, que tocava “rhythm and blues” americano. Eles eram residentes no Crawdaddy em Londres, onde os Rolling Stones também actuavam.
O álbum “Five Live Yarbirds” representa a fase do blues puro da sua carreira, com versões de canções enérgicas de famosos cantores como, Chuck Berry, Bo Diddley ou John Lee Hooker, com o som captado numa típica atmosfera suada e apertada de um clube. Nesta altura, a banda era composta por Keith Relf (vocalista/harmónica/maracas), Eric Clapton (guitarra solo), Chris Dreja (guitarra ritmo), Paul Samwell-Smith (baixo) e Jim McCarty (bateria). Clapton foi considerado o melhor guitarrista de blues da Grã-Bretanha nessa época.
Durante a sua carreira até à actualidade, o grupo teve diversas formações.
Em 1992, os Yardbirds foram introduzidos na calçada da fama do Rock and Roll “Hall of Fame” e quase todos os músicos originais sobreviventes, incluindo Jeff Beck e Jimmy Page, compareceram à cerimónia.
Faixas/Tracklist:
A1. Too Much Monkey Business (Chuck Berry) - 3:51
A2. Got Love If You Want It (Slim Harpo) - 2:40
A3. Smokestack Lightning (Howlin' Wolf) - 5:35
A4. Good Morning Little Schoolgirl (H. G. Demarais) - 2:42
A5. Respectable (O'Kelly Isley, Ronald Isley, Rudolph Isley) - 5:35
B1. Five Long Years (Eddie Boyd) - 5:18
B2. Pretty Girl (Ellas McDaniel) - 3:04
B3. Louise (John Lee Hooker) - 3:43
B4. I'm a Man (McDaniel) - 4:33
B5. Here 'Tis (McDaniel) - 5:10
Músicos/Personell:
Eric Clapton – Guitarra solo e voz
Chris Dreja – Guitarra ritmo
Jim McCarty – Bateria
Keith Relf – Vocalista, Harmónica, Maracas
Paul "Sam" Samwell-Smith – Guitarra baixo, voz
Álbum gravado ao vivo no Marquee Club, em Londres.
LP gentilmente cedido pelo nosso amigo John Gould, a quem agradecemos.