The Seeds – The Seeds (LP GNP Crescendo – GNPS 2023, 1966)
Produção de Marcus Tybalt e Sky Saxon.
Género: Rock de Garagem e Rock Psicadélico.
Este é o álbum de estreia com o mesmo nome do grupo The Seeds, lançado em junho de 1966. Antes, já haviam editado três singles. O álbum chamou a atenção pelo seu som de rock básico e contundente. A música dos The Seeds tem as suas raízes no rock de garagem primitivo com um som semelhante a outras bandas, como The Kinks.
The Seeds – da esq. para a dta. - Sky Saxon (voz e guitarra), Jan Savage (guitarra), Rick Andridge (bateria) e Daryl Hooper (teclados).
The Seeds foi uma banda americana de rock, originária de Los Angeles, Califórnia/EUA, em actividade entre 1965 e 1969. O seu repertório ia do rock de garagem ao acid rock, e era considerada como uma das bandas pioneiras do punk rock. Formada em Los Angeles (Califórnia) em 1965, a banda era composta por Sky Saxon (voz e guitarra), Daryl Hooper (teclados), Jan Savage (guitarra) e Rick Andridge (bateria).
Liderados pelo seu vocalista e principal compositor Sky Saxon (cujo verdadeiro nome é Richard Marsh), este grupo de garagem americano conseguiu alcançar fama e êxito com o clássico single “Pushin Too Hard”, tema que continha o seu característico som, com excelentes riffs de guitarra, numa mescla de rock de garagem, blues, punk (cujo termo ainda não era conhecido), underground e música psicadélica, enfatizado pelo estilo vocal de Saxon.
O vocalista Sky Saxon, foi bastante influenciado por Mick Jagger, mas também tinha recebido influências de outros cantores de rock e rockabilly como, Buddy Holly e Eddie Cochran. O primeiro single dos The Seeds foi “Can't Seem to Make You Mine”, lançado em junho de 1965, tendo obtido algum sucesso especialmente no sul da Califórnia. Em 1966 a banda obteve o seu único hit com o single “Pushing Too Hard”, que conseguiu chegar aos tops dos EUA. O single havia sido lançado em novembro de 1965. Os três êxitos seguintes, mas que tiveram no entanto um sucesso mais modesto foram, “Mr. Farmer” (1966), “Can't Seem to Make You Mine”, em 1967 e “A Thousand Shadows”, em 1968.
O seu álbum de estreia que aqui apresentamos, também chamado “The Seeds”, foi publicado em abril de 1966 pela GNP Crescendo Records, produzido por Marcus Tybalt e pelo próprio Sky Saxon. O LP alcançou a posição nº 132 na Billboard Top de LPs dos EUA.
O grupo acabou por se separar em 1969.
Sky Saxon faleceu em 25 de junho de 2009 aos 71 anos.
Faixas/Tracklist:
A1 - Can't Seem To Make You Mine (Saxon) 2:56
A2 - No Escape (Saxon, Savage, Lawrence) 2:08
A3 - Lose Your Mind (Saxon) 2:11
A4 - Evil Hoodoo (Saxon, Hooper) 5:00
A5 - Girl I Want You (Saxon) 2:15
A6 - Pushin' Too Hard (Saxon) 3:03
B1 - Try To Understand (Saxon) 2:45
B2 - Nobody Spoil My Fun (Saxon) 3:50
B3 - It's A Hard Life (Saxon) 2:38
B4 - You Can't Be Trusted (Saxon) 2:05
B5 - Excuse, Excuse (Saxon) 2:20
B6 - Fallin' In Love (Saxon) 2:47
Músicos/Personnel:
Vocalista, Baixo, Harmónica – Sky Saxon
Bateria – Rick Andridge
Guitarra Solo, Guitarra Ritmo, Guitarra de 12 cordas – Jan Savage
Piano, Órgão [Órgão Melodica] – Daryl Hooper
Arranjos por: The Seeds, Vinnie Fanelli (faixa/track: B1)
LP gentilmente cedido pelo nosso amigo Ray Moore, a quem agradecemos.